A alternativa para usar Software tipo Adobe Indesign em Open Source em várias plataformas.

O software mais usado que é alternativa para usar no lugar do Adobe Indesign, Adobe
Page Maker, QuarkXPress é chamado Scribus o Open Source mais usado para criação de Layout para paginas de revistas, jornais e livros, também serve para usos profissionais e até abre dentro dele o Gimp se estiver instaldo para edição de imagens.

Como visto nas imagens a cima existe ferramentas livres por padrão como em outros software livre, aqui no Brasil no momento dificilmente as pessoas usam softwares desse tipo, mais a equipe entrega esse tipo de programa com excelentes ferramentas como em qualqer outras comunidades Open Source que faz e deixa de graça para quem usar e o Scribus é um deles. Também é bom apoiar os projetos deles também como dos outros que eu citei nas antigas postagens ou a qual um de vocês se identificarem doando quantidade que cabe no seu bolso para continuar sempre melhorando os seus trabalhos como vocês podem até ajudar de outra forma como programador, designer, dando sugestão e etc não deixando de ser um dos desenvolvedores ou fazendo parte do projeto.

O Scribus também é considerado como editor de história ou editor de texto só que mais artístico do que Microsoft Office Word, Libre Office Writer, WPS Office Writer, Free Office TextMaker, Open Office Writer, Br Office Writer, Calligra Word e etc que não são tão artítico assim apesar de alguns Offices chegar perto e ser mais fácil para alguns.

Se querem saber mais sobre Scribus clique aqui tem para Windows, Linux, Unix ou seja BSD, Mac Os X e Os/2.

Para obter o Scribus caso você use Linux e alguma distribuição que tenha a sua cetral de aplicativos como no meu caso é Linux Mint 18.3 Sylvia, vá na categoria Design ou digite na barra de pesquisa Scribus e aperte Enter,
eu mesmo tinha instalado mais se pedir para clicar em instalar clique e pede senha para baixar instalando até aparecer a opção de clicar no iniciar ou remover dependendo da distribuição (Sistema Operacional do Kernel Linux) que você usa. Exixte até outros métodos como baixa pelo navegador de Internet baixe para instalar opção *.deb, *.rpm e outros que usa como portátil no qual sua ditro. Há também outro recurso como eu uso o Minte baseado no Ubuntu que é baseado no Debian eu se tiver baixado pelo navegador aperte Ctrl + Alt + T e execute este seguinte comando:

sudo apt-get deb scribus.deb

Ou se não tinha baixado, não precisa ir para o navegador baixar é só digitar no terminal este comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get install scribus

Ou caso seja outra distro que não tem nada ver com algumas característica do Debian correspondente mais é da distribuição Linux no lugar do apt ou apt-get use o -yun ou outros dependendo da distro. Pois não precisa usar terminal e em ambos os casos nem ir ao navegador baixar, a central de aplicativos têm tudo preparado para vocês em ambos o caso também.

Para remover digite:

sudo apt-get remove scribus 

se for por completo:

sudo apt-get autoremove scribus 

Visite também o site oficial para encontrar para Windows e Mac Os X e outros também.

Se quiserem conhecer mais sobre o Scribus e as equepes desenvolvedoras acesse este site para saber mais.

Agradeço pela leitura queridos leitores, até a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

LightZone editor de imagem para fotografia.

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2