Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

O saudoso GrafX2 é um programa GPL (Licença Pública GNU) que fornece gráficos Bitmap de 256 core entre 8 e 16 bits que são bem sofisticados para desenhos simples e avançados com essa limitações aproximando 24 bits o padrão do MS-Paint do Windows e outros derivados do Linux como MT-Paint, Kolourpaint e GNU-Paint. Ele é baseado no Delux Paint do Commodore Amiga.

Como visto as imagens a cima, essas imagens foram feitos por mim GrafX 2.5 para testar as ferramentas.

Falando sobre o Delux Paint (Pintura Delux) que era da EA (Elletronic Arts) o mesmo que faz jogos de FIFA, Need for Speed, The Sims e etc concorrendo com Autodesk Animator Pro. O criador desse software era Dan Silva desenvolvido com ferramentas de arte com nome Prism que deu estéia no amiga em 1985 e foi depois do lançamento da comunidade gráfica pelo amiga que Delux Paint rapidamente foi lançado pela alegrias dos ilustradores e pintores que queriam sair um polco do tradicional para o digital.
Ele foi usado para produção de jogos AmigaOS que não era só um console, era um Desktop Console ou melhor dizendo PC e ao mesmo tempo Video Game e fazia muito sucesso que além de jogar ainda tinha função para desenvolvimento de jogos e até mesmo fazer trabalho escolar, era uma febre no Japão para estudantes. Mais focando no Delux Painte apelidado de DPaint teve suas versões DPaint 1 (1985), DPaint 2 (1986), DPaint3 (1988), DPait4 (1991), DPaint 4.5 AGA (1993) e DPaint 5 (1995).
Então ele só teve cinco versões e foi em 1994 que a Amiga estava em decadência por causa da evolução dos PCs e consoles da Sony, Nintendo e Sega por exemplo.

Então foi dada na EA para desenvolvimentos de jogos 16 Bits para consoles antigos e tinha funções para jogos também 8 bits, o DPaint 5 teve a sua ultima versão no Amiga CD que era realmente um console. Os sistemas operacionais que rodava DPaint era além de AmigaOS, GEM, MS-DOS, AppleGS / OS, mais a plataforma original AmigaOS cloro e os que não era original era MS-DOS, AtariST e AppleIGS com tipo de editor gráfico bitmap e com licença proprietária.

Mais tarde foi lançado GrafX2 pelo desenvolvimento MS-DOS por Sunset Design de 1996 a 2001 e ele foi distribuido freeware, como editores gráficos na demoscene e também lançaram códigos fontel pela GPL ou seja Open Source para a alegrias de muitos. Em 2007 o código fonte da versão original do MS-DOS para a biblioteca Simple DirectMedia Layer. Eles tinham o objetivo de criar Pixel Art para Linux como populamente muitos insistem em chamar GNU/Linux e permita fáil plataforma originada no Windows.

Grafx2 é mais ou menos emulado, ou seja, tipo emulador de Delux Paint com aprimoramento e pelo design aparentar ser como emulado de "Pompt Comando" ou emulador de Terminal mais usando cursor do mouse para ilustração gráfica digital com edição de imagem e é similar a painel de games antigos ou computadores antigos com poucas cores pixelizadas. É recomendado utilizar mesa gráfica da Wacom para quem usa Desktop ou Laptop e para quem tem Tablet ou Celular é recomendado caneta especializada e nada impede de usar mouse no computado usando nele, então GrafX2 é de baixa qualidade e roda até em PC da Xuxa como dizem.


https://www.youtube.com/channel/UC9U0-l4l1rwVZBEfMYs4SlQ/videos
Repare que os conceitos básicos é originado do DPaint e como citado a cima Delux Paint. Hoje é baixado até em Flatpack caso não achem em suas distros na central de aplicativos ou baixe no seu navegador de internet e para quem não sabem tem para plataformas AmigaOS, Android, MINT de Atari, FreeBSD, Haiku, IRIX, Linux, Mac OS X, Microsoft Windows, MorphOS, MS-DOS e Syllable_Desktop. A versão atualmente é de 2.5 desde 19 de maio de 2018 e é instável.

Obriagdo pela leitura para quem tabém leram até o final, abraço a todos.

Comentários

  1. sugestão, faz um review sobre o Aseprite...
    https://github.com/aseprite/aseprite/blob/master/INSTALL.md
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu baixei na linha de comando e o bicho é pesado, deu até lag no cursor pixelizado, ou eu reinicio e só abro Aseprite ou baixo no meu Desktop, e é melhor mesmo no Desktop por causa do AMD FX 6300 co a placa da ASUS que é apropriada para isso.

      Excluir
  2. Esse programa é divertido de usar, bem simples e direto.
    Usaria ele se a compactação dos arquivos PNG não fosse tão horrível.
    Um tile 16x16 gera um arquivo de 987 bytes. O GraphicsGale é outro software de pixel art onde a compactação fica nessa faixa aí também.
    É uma falha grave um programa voltado para artes dessa natureza, que necessita de uma boa compactação, gerar arquivos tão grandes desse jeito.
    Este mesmo tile fica com tamanho 135 bytes se feito no Paint; 152 bytes, se feito no CorelDraw ou 128 bytes, se feito no Tile studio(o programa que adotei para pixel art).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

Conheçam para quem não conhece AZPainter.