Tupi Magic 2D, para quem querem aprender a animar sem dificuldade.



Tupi Magic 2D como citado no Wikipedia, era conhecido como Ktoon e anteriormente era mais usado em Linux e feito pelo Mae Floresta que o projeto teve início em Cali na Colômbia em 2002 e trabalhava na Toonka Films e Suluciones Kazak. Ktoon era desenvolvido em Fremework (C++)  Qt, na versão 0.7 e 2003 na versão 0.8, antes disso em meados 2009 foram trabalhar na empresa Labtoon SAS e 2010 que foi lançado a versão 0.9 comelhor efeitos gráficos já visto. E mais tarde em 2011 o novo desenvolvedor Gustav González nomeou Tupi em homenagem aos brasileiros, o povo tupiniquins como eu apelido tupiniquense, em 2013 foi realizada uma campanha de arrecadamento para impulsionar a versão 1.0 com o nome Tupi e mais tarde em 2014 Tupi foi portado para Windows.

Hoje o Tupi é multiplataforma que além de rodar no Linix e no Windows, roda no Mac OS X, em PCs baseados no Unix como também além de Linux o BSD e aparelhos portáteis como Tablets e Celulares da Apple(iOS) ou Google(Android) que esta com o nome de Tupi Tube para aparelhos portáteis na versão 1.0.6 lançado em 23 de agosto de 2018 e para PCs Desktop e Notebook na versão 0.2.11(Abequar)  lançado em 23 de maio de 2018 tem para todos o gosto, pade até ter função em exportar em GIF animado essa nova versão e é improvável por ainda eu não ter usado e eu creio que está para todas distribuições Linux mais recente em Flatpack e SnapD ou em repositórios para quem instala via terminal ou interface gráfia mesmo ao seu gosto como nas postagem anterior eu tenho citado várias maneiras como instalar nas distro do pinguim com nome Tux, como exite outro meio de baixar desde que seja confiável como esse.

Dê uma olhada no link da loja de Gustav González que têm variados esquemas de animações para vendas para poder editar a vontade e compra em Dolar americano.

Eu andei testando essa ferramenta muito bacana para postar no Youtube, vejam:

 

Observe também a Playlist:

Inscravam-se
 Eu fiz até uns GIFs animados, mais no Tupi que eu tenho não tem função para exportar (*.gif), tentei no Krita atual depois de exportar (*.png) as sequências funcionou na animação dos frames da Timeline mais depois que exportei (*.gif) abri amagem para ver se anima, não animou ficou parado. Eu tinha até tentado no Synfig eu mim mordi bastante até mesmo ele sendo do tempo do Ktoon inicialmente, eu vi um vídeo que mim ajudou para resolver essa questão vejam: É o vídeo de Ricardo Graça que hoje ele tem o canal Ninja Tux dê uma olhada que é muito "show". Fiz escolhi importar as imagens em camadas diferentes por não ter suporte para selecionar os dois ao mesmo tempo no arquivo PNG, como citado no vídeo escolhi também a opção Constante naquele objeto vermelho e naquele painel da esquerda da Timeline na animação ativada cliquei nos números ao lado da palavra Quantidade e troquei em 0 e 1 em cada quadro até 5FPS para quem entende. Pré-visualizei e depois renderizei em GIF e vejam como ficou os resultados:

 




Eu mesmo aprendi foi animando no Adobe Flash na Microllins de Camaçari e foi muito básico e mais tarde na Saga em Salvador na Bahia para quem é brasileiro, usando Windows na época como nos anos recentes eu conheci pesquisando Anime Studio, e tanto Flash como Anime Studio são proprietários mais o Tupi e outros citados são Open Source até os citados que eu usei para esse blog. Mais no Linux comecei testando foi mesmo para o meu canal do youtube foi o Pencil 2D e agora atualmente estou no Tupi por enquanto. Só para complementar, Gustav repondeu a minha perguna sobre o GIF que talvez só seria na versão 2.0, e não será mais apenas Tupi e sim TupiTube.

Agradeço pela leitura aqueles que tiveram paciência para lerem, abraço a todos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

Conheçam para quem não conhece AZPainter.