Darktable o Adobe Photoshop Lightroom para família Unix

oogle.com, pub-1977932884357614, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Conheçam o editor de imagens raste Darktable  um dos melhores tratamentos de imagens diferentes do convencional Adobe Photoshop e Gimp dos mais conhecidos editores rastes. Seus modos de usar são simples que são feitos de fotógrafos para outros fotógrafos segundo o site oficial clique aqui, foi feito por Johannes Hanika e lançado em 2009 na linguagem em C sobre licença GNU (General Public License) na versão 3.0 para explicar melhor GPL3 (Licença pública em geral) traduzindo, disponível para distro Linux, Solaris 11, FreeBSD e Mac OS X que todos citados são baseados em Unix não tem suporte nativo para Microsoft Windows. Darktable concorre com Adobe Photoshop Lightroom, Adobe Photoshop Express e Raw Therapee.


Deu para perceber que dá para controlar a cores ambientes e as iluminações nas fotos das pessoas ou animais e tantos nos cenários, ou seja, plano de fundo da foto e até desenhos podem ser editado nesse software dando resultados de alta definição, é fácil de usar até mesmo para fotógrafos profissionais e pessoas comuns que não tem experiência na área pode usar, então é livre para todos os tipos de usuário que querem até postar suas fotos nas redes sociais de suas preferências e não paga nada para usar como citado a cima.

Quando você abr pela primeira vez aparece essa mensagem:


Escolha as suas categorias KDE no caso sua distro Linux for KDE. Se não use configuração básica recomendada ou configuração avançada, caso escolheu a segunda opção, vejam:





Você passará por essa série de opções por segurança de uso para só quem possui a senha abrir o seu trabalho para ninguém esterno bagunçar com seu trabalho alterando sem sua permissão, isso ajuda, mais para quem não tem costume de guardar a senha ou tem mania de esquecer escolha a opção de usar criptografia de GPG e abrirá sem precisar digitar a senha. Quando você abre pela segunda vez e em diante caso tenha escolhido com senha só precisará digitar senha uma vez para uso privado ou para quem você dividir a senha no mesmo aparelho.


Acesse até o menu mapa para pesquisar as localizações e até pode escolher a suas categorias de mapas até Google Map: 

Quando é aberto pela primeira vez, ele abre assim:



Comece a usar o "Lighttable" e "Darkroom",  o lighttable você mais usa o painel esquerdo e seleciona a imagem ou foto que você queira editar e o darkroom é onde você edita a imagem localizada no centro, você importa quais quer tipos de imagens e exporta JPEG 8-bits por padrão.


Antes e depois



Para baixar você encontra nas suas central de aplicativos ou acesse esse seguinte site que é confiável, clique aqui o blog de Edivalado ensina passo a passo até com instalar no Ubuntu via PPA e em outras distribuições Linux.

Obrigado por lerem, se achou um erro envie a mensagem nos comentário ou nos meus contatos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheçam para quem não conhece AZPainter.

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.