Conheçam um editor vetorial SK1 parecido com Inkscape.

SK1 é um software de código fonte aberto de imagem vetorial e Layout de páginas, similar ao software de código fechado como Corel Draw, Adobe Illustrator, FreeHand e Shara Extreme. Há maneira de criar diagramações livros, revistas, logotipos, CDs, DVDs, imagens, cartazes, banes, cartões de visitas, animações para web(botões, ícones e etc) e muito mais. O que define na diferenciação é a capacidade de visualizar a pré-impressão em Postscript e gerar arquivo de formato PDF.

 Imagem do SK1 

Não tem por definido que desenvolveu o SK1, mas foi feito um projeto e equipe com a versão instável de 0.9.1 para distribuição do Linux com a licença GPL. Inicialmente foi lançado na versão 0.9.0, depois 0.9.1, 0.9.2, na Microsoft Windows 32 bits a versão no SK1 0.9.3 e MacOS X SK1 0.9.4.

A versão mais recente baixada no Xubuntu 18.04 Bionic é o SK1 2.0 rc4


Esse software SK1 origina de uma derivação de Sketch 0.6.15 que é um resultado muito trabalhoso mesmo tentando migrar para empresa de software livre. A Sketch decidiu mudar sua aparência para GTK+, mas inesperadamente mudaram para TtK (former Tile widgetset), adicionando suporte de cores CMYK diferente do Inkscape que só tem suporte cores mais para RGB, gerenciamento de cores utilizando como motor (engine) o Cairo.

O nome "SK1" deriva do "Esboço/Sketc" e a letra "K" significa que o layout aplica no ambiente gráfico KDE. O "1" significa o nosso objetivo com a compatibilidade com Corel Draw e Adobe Illustrator que regula a pré-impressão. 

Em Dezembro de 2006, foi investigado o CDR, o arquivo de formato do Corel Draw. O CDR foi feito e apresentado juntamente ao SK1 em LGM2007 em Montreal, Quebec. 





 Para baixar o SK1 2.0 rc4 clique aqui, tem para Windows e todas as distros Linux, infelizmente não foi encontrada para distro BSD e MacOS X da Apple. Caso use na distro Linux com extensão *.deb é só dar um duplo clique para aparecer uma janela gráfica pedindo a senha do usuário da distribuição favorita ou use extensão *.rpm caso seja outro recurso do Linux, também funciona duplo clique no "RPM". Depois de digitar a senha espere até instalar e é só abrir e usar. Tem também como instalar usando o Terminal digitando os seguintes comandos: 

gdebi --n python-sk1-2.0rc4_ubuntu_18.04_amd64.deb
caso use Ubuntu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

Conheçam para quem não conhece AZPainter.