Vetor vs Bitmap(Mapas de bits)
google.com, pub-1977932884357614, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Basicamente trabalhamos com dois tipos de imagens no computador: A imagem vetorial(vetor matemático) é um tipo de imagem gerada a partir da descrição de formas geométricas, diferentes das imagens chamadas Bitmap, que são geradas a partir de pontos minúsculos a com diferentes cores. Uma imagem vetoria é composta por curvas geométricas formando elipses, polígonos, textos e etc, isto é, utilizamos vetores matemáticos para sua descrição. Em trechos de desenho sólidos de uma cor apenas, programa vetorial apenas repete o padrão, sem ter que armazenar cada dados de pixel.
Por serem baseados em vetores o gráfico fica leve dependendo do tipo de desenho vetorial e o software de desenho utilizado, no entanto ocupa menos espaços por ser leve o seu desenho, não perdem qualidade a serem ampliados, e já as funções matemáticos adequam-se a facilmente escala, que não ocorre com gráficos raters usando método de interpolação na tentativa da presença da qualidade de imagem. Outra vantagem do desenho vetorial, é possível isolar os objetos e as zonas, tratando-as independentemente.
Imagem vetorial de exemplo feito no Inkscape usando gradient mash.
Btimap são imagens rasters conhecida no paint com BMP construídos de pontos individuais chamados de pixels por forma padrão disponibiliza bastante com diferentes formas de colorir por padrão.
Ao aumentar o zoom é possível ver os quadrados individuais que forma a imagem total. o aumento do tamanho de um bitmap tem efeito tem efeito de um pixel individuais que faz as formas serem pixelizadas(imagem serrilhadas). A redução do tamanho distorce a imagem original, pois os pixels são removidos para reduzir o tamanho geral da figura por serem individuais em si cada pixels.
No entanto a forma da imagem bitmap parece contidas quando visualizadas de uma distância maior.
No primeiro olhar compara o bitmap com o vetor, dizendo como alguns dizem que bitmap não possuem qualidades e não devem ser utilizadas, "mito", e que o vetor é a maior saída de todos os casos, isso está correto que o vetor é a maior saída, mais nem todas as saídas, então não é correto afirmar essa teoria do falsa como essa por as imagens bitmaps também possuírem boas qualidades, e são razoáveis ao vetor, o vetor perde em questão de tamanho e por bitmap ter uma ótima qualidade de tamanho acaba aumentado colossalmente.
Exemplo de imagem feita no Inkscape dentro do Gimp com efeito Pixelizar.
Outro exemplo de vídeo no canal nascido desse blog.
Não só de qualidade gráfica vive o homem, existem de imagem de HD(Alta definição), o pixel art, clique nos dois links para ver os as antigas postagens desse blog: Link 1-2. Além de outros exemplos independentemente que seja software de código aberto ou fechado e independentemente do sistema operacional de computador ou aparelhos portáteis existem excelentes editores de imagens que trabalha tanto com vetorial e bitmap com qualidade de imagem imperdível e até com pixel art também, não só cria imagens estáticas e sim também cria animações com elas bidimensionalmente e até com Blender dar para fazer animação 2D, ou seja, imagem bidimensional dentro do palco tridimensional, excelente para criação animação com episódio de longa e curta metragem, cria jogos com imagem definida ou pixelizada(pixel art) e serve para fazer publicidade também. Para criação de jogos(Game) usamos também outro exemplo de código aberto, Pygame e Godot Engine serve para divertir os jogadores casuais e profissionais dependendo quedo conteúdo que pode ser produção indie(independente) ou de empresa famosas como Capcom, SNK, Konami, Eletronic Arts, Ubisoft, Sega, Nintendo, Esquare Enix, Bandai Namco e etc, tudo isso dar para ser publicitário além de ser design ou desenvolvedor de game ou web também que não está de fora. Dependendo de programçãdo de computador ou não trabalhamos com esses dois tipos de imagens citado a cima.
Se quiserem aprender um pouco sobre Inkscape editor de imagem vetorial de código aberto, acompanhe a playlist da vídeo aula de Inkscape clicando nesse link aqui. Mais tarde terá de vídeo aula de Gimp, o editor imagem bitmap de código aberto.
Comentários
Postar um comentário