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Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

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O Aseprite  criado por David Capello é um dos poderosos editores de Pixel Art no dia de hoje para quem gosta de desenho Bidimensional (2D) com gráficos "pixelados", ou seja, gráficos distorcidos semelhantes aos mosaicos. Pixels são concentrações de pontos quadriculados encaixando uma na outra com a mesma ou diferentes cores ou também semelhantes por existirem cores próximas que formam desenho com mapas de bits (Bitmap ou BMP) com gráficos 8 bits diferente do Grafx2  que edita em 16 bits como mencionado na página anterior. Vejam os exemplos das imagens de altas definições convertidas em Pixel Art quando abre no arquivo do Aseprite: Reparem que quando vocês abem as imagens em qualquer formato, por exemplo, PNG elas vem deformados com pontos serrilhados nas curvaturas. Não existem muita informações sobre esse software se ele é open source ou não, mais a versão que eu baixei com certeza é veja a versão: Versão 1.1.6-dev é a versão que eu estou us

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

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O saudoso GrafX2 é um programa GPL (Licença Pública GNU) que fornece gráficos Bitmap de 256 core entre 8 e 16 bits que são bem sofisticados para desenhos simples e avançados com essa limitações aproximando 24 bits o padrão do MS-Paint do Windows e outros derivados do Linux como MT-Paint, Kolourpaint e GNU-Paint. Ele é baseado no Delux Paint do Commodore Amiga . Como visto as imagens a cima, essas imagens foram feitos por mim GrafX 2.5 para testar as ferramentas. Falando sobre o Delux Paint (Pintura Delux) que era da EA (Elletronic Arts) o mesmo que faz jogos de FIFA , Need for Speed , The Sims e etc concorrendo com Autodesk Animator Pro . O criador desse software era Dan Silva desenvolvido com ferramentas de arte com nome Prism que deu estéia no amiga em 1985 e foi depois do lançamento da comunidade gráfica pelo amiga que Delux Paint rapidamente foi lançado pela alegrias dos ilustradores e pintores que queriam sair um polco do tradicional para o digital. E

Tupi Magic 2D, para quem querem aprender a animar sem dificuldade.

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Tupi Magic 2D como citado no Wikipedia, era conhecido como Ktoon e anteriormente era mais usado em Linux e feito pelo Mae Floresta que o projeto teve início em Cali na Colômbia em 2002 e trabalhava na Toonka Films e Suluciones Kazak. Ktoon era desenvolvido em Fremework (C++)  Qt, na versão 0.7 e 2003 na versão 0.8, antes disso em meados 2009 foram trabalhar na empresa Labtoon SAS e 2010 que foi lançado a versão 0.9 comelhor efeitos gráficos já visto. E mais tarde em 2011 o novo desenvolvedor Gustav González nomeou Tupi em homenagem aos brasileiros, o povo tupiniquins como eu apelido tupiniquense, em 2013 foi realizada uma campanha de arrecadamento para impulsionar a versão 1.0 com o nome Tupi e mais tarde em 2014 Tupi foi portado para Windows. Hoje o Tupi é multiplataforma que além de rodar no Linix e no Windows, roda no Mac OS X, em PCs baseados no Unix como também além de Linux o BSD e aparelhos portáteis como Tablets e Celulares da Apple(iOS) ou Google(Android)

A alternativa para usar Software tipo Adobe Indesign em Open Source em várias plataformas.

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O software mais usado que é alternativa para usar no lugar do Adobe Indesign, Adobe Page Maker, QuarkXPress é chamado Scribus o Open Source mais usado para criação de Layout para paginas de revistas, jornais e livros, também serve para usos profissionais e até abre dentro dele o Gimp se estiver instaldo para edição de imagens.   Como visto nas imagens a cima existe ferramentas livres por padrão como em outros software livre, aqui no Brasil no momento dificilmente as pessoas usam softwares desse tipo, mais a equipe entrega esse tipo de programa com excelentes ferramentas como em qualqer outras comunidades Open Source que faz e deixa de graça para quem usar e o Scribus é um deles. Também é bom apoiar os projetos deles também como dos outros que eu citei nas antigas postagens ou a qual um de vocês se identificarem doando quantidade que cabe no seu bolso para continuar sempre melhorando os seus trabalhos como vocês podem até ajudar de outra forma como programador, designer,

Outra curiosidade no desenho vetorial Sodipodi.

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O Sodipodi é um software livre ou seja também open source como Karbon como na postagem anterior, caso vocês tinham lido, ele é exatamente o precursor do Inkscape e o Sodipodi serve como curiosidade para testar e reparar as semelhança.   Nessa imagem ilustra a interface gráfica do software de desenho ou seja edição vetorial e porque deu a base ao Inkscape, o menu de ferramenta é separado e é por ela que abre o espaço de trabalho como novo, abre arquivo *.svg como no Inkscape, importa e exporta arquivos de editores gráficos tanto vetrial como bitmap, e o Sodipode só exporta em formato *.png como no Inkscape. Eu encontrei um link do vídeo onde fala sobre o que deu a origem do Inkscape, sabendo que o Inkscape é o "fork" do Sodipodi.   Eu até consegui fazer um milagre no Sodipodi vejam as imagens:         O mais no processo eu tive que ficar guardando os dados pressionando Ctr + S para atualizar a cada execução por causa do Bug qu

Karbon, o Open Sourcer para desenho vetorial da KDE

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Karbon é um software da KDE semelhantimente ao Microsoft Publisher só que com mais um pouco de avanço. Faz desenhos vetoriais assim como tabém conhecido Corel Draw, Adobe Illlustrator e Xara Extreme do software proprietário. Também como  Sodipodi e Inkscape, segundo as minhas pesquisas. Dentre sofitware livre o Karbon também não teve distaque como o Inkscape [1] [2] .   Conforme a imagem acima o Karbon poderia ser um precursor do Inkscape, como Karbon14, a KDE faz umas mudanças para não ter o título de Karbon14, apenas Kabon qando for citada e veja esse link do site que fala sobre Calligra, mais o Sodipodi e Skencil tem o seu papel com precursor do Inkscape desde que não é o assunto mais tem a ver com desenho vetorial. Calligra é da KDE com oitos aplicativaos de várias suítes  dela que usa para editar texto o Calligra Word , para apresentação de slides usa o Calligra Stage , para calculos de planilhas eletrônicas é o Calligra Sheets , para criar e gerenciar projeto

Os erros e acertos no plugin de arquivo "*.ora" e novidades sobre softwaeres de pinturas digital open source.

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Olá pessoal, o My Paint tem várias ferramentas ótimas para pintura digital semelhantemente parecida com as ferramenta reais para pintura tradicionais vejam o link Minaha Pintura Digita no MyPaint que eu tinha feito fim de ano de 2017 para 2018. No momento eu não vi nenhuma atalização do My Paint até agora, mais existe ferranentas do My Paint dentro do Gimp vejam: Abriu or arquivo também "*.ora" no Gimp 2.10 e acredito que abre no Gimp 2.9.5 em desenvolvimento apesar de ter parado o projeto do Gimp 2.9 para 2.10, mais vocês podem instalar o Gimp 2.9.5 por curiosidade lenbrando que está em desenvolvimento, mais é desnecessário por uma razã, o Gimp 2.9 foi continuado no Gimp 2.10 " e bota Gimp 2.xx nisso ". Quando eu usava Ubuntu 16.04 LTS  eu fiz um teste no tratamento de imagem vejam: Infelizmente o Gimp 2.8.16 está bugado para abrir arquivos "Open Raste(.ora)" por padrão do My Paint vejam:  Originallmente foi feito no My Pain